diário da esperança

A vida antes do fim

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo Pessoal

É bem verdade o excesso de curiosidade que temos de conhecer o que acontece após o fim; após a famosa partida para o outro mundo. Muitos se perguntam: "Se existe vida após a morte, porque ninguém voltou para contar como é lá?"

Não poucos de nós duvida da existência do mesmo, bem como outros fazem suas fantasias com nuvens de algodão; Deus num trono celestial; anjos voando para todos os lados; reencontro com entes queridos...

Enfim, tudo isso pode ser verdade, ou não Mas o que é deveras verdadeiro é a vida antes do fim. A vida que vivemos no aqui e agora.

Alguém disse que "só se vive uma vez", quando na verdade "só se parte uma vez". Assim, conscientes de que vivemos todos os dias, a existência toma ares de novidade, expectativa e alumbramento.

Os dias param de ser um sucessão de tempos sem sentido para se tornarem a prova indelével de que, em todas as manhãs, novas oportunidades recomeçam, novos tempos se iniciam, novas formas de viver são possível.

Permita-se, então, olhar para vida antes do fim, com as seguintes ênfase:

1. O seu hoje vai ser melhor que ontem e não tão bom quanto o amanhã. Consequentemente, desfrute de cada um dos seus 1440 minutos diários. Todo mundo recebe isso de presente, faça bom uso dos seus.

Sempre que você pensar em dizer: "Não tive tempo...", lembre-se que você apenas não dedicou tempo para a tal função, porque todos recebemos a mesma quantidade de horas diárias, a diferença é que priorizamos importâncias, ou seja (leia em voz baixa) - quando "não temos tempo..." é pelo motivo de não tanta importância.

2. "Nada se cria, tudo se transforma". Não procure reinventar a roda, nem acontecer "aquela coisa" para ser feliz, seja feliz com as suas coisas já existentes. Um sorriso, abraço ou beijo da pessoa amada pode ser bem melhor do que "aquela coisa" dos sonhos impossíveis.

Certa vez, um sujeito sonhava muito com Paris. Enquanto o tempo passava, ele planejava e se esforçava para viver seu sonho. Então, o grande dia chegou e ele conheceu a famosa torre Eiffel, museus, cultura e afins parasiense. E enquanto caminhava pela famosa Champs-Élysées, sentiu um vazio enorme e uma solidão sufocante, pois, para estar ali, esqueceu do trajeto e de tudo que perdeu por tamanha distração.

Não esqueça: Felicidade não é um lugar a se chegar, é uma caminho a se passear.

3. "Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância..." - Palavras de Jesus aos seus seguidores.

Diante do grande questionamento sobre a vida após a morte, e a forte argumentação de que ninguém voltou para contar, esquecemos do grande Jesus Cristo de Nazaré, que sim, Ele esteve morto e voltou para contar e deixar escrita sua história.

E também foi Ele quem afirmou que a vida não acontece depois, e sim antes do fim.

Um dos propósitos do Filho de Deus era promover uma vida abundante e próspera ainda deste lado dos céus.

- "Mas, porque, então, nem todos são ricos?"

- Resposta: Porque a abundância de Deus está muito além de dinheiro, fama e glória!

Por fim, uma enfermeira australiana, Bronnie Ware, escreveu um livro memorável The Top Five Regrets of the Dying (Os cinco maiores arrependimentos de quem está morrendo). Na obra, ela conta o que promete no título. E, mesmo todos sendo superinteressantes e reflexivos, o quinto surpreende: "Eu gostaria de ter me permitido ser feliz".

Desta forma, seja feliz hoje, aqui e agora com o que você tem. Saiba que, para sua surpresa, isso é possível, fácil e acessível.

Texto: Arnoldo Machado
Palestrante e teólogo

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A Fratelli Tutti e a amizade social Anterior

A Fratelli Tutti e a amizade social

Mulheres continuam vulneráveis Próximo

Mulheres continuam vulneráveis

Colunistas do Impresso